O ex-governador do Rio de Janeiro Francisco Dornelles morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos. Presidente de honra dos Progressistas, também foi ministro da Fazenda, em 1985, para uma breve gestão devido ao falecimento do presidente Tancredo Neves.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), usou as redes sociais para publicar uma mensagem para homenagear o ex-governador. Segundo o gestor municipal, Dornelles “vivenciou todos os momentos importantes deste país durante os últimos 60 anos”.
Nascido em Belo Horizonte/MG, em 1935, Dornelles se formou Direito pela então Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) e se especializou em finanças públicas e tributação em universidades do exterior, como Nancy (França) e Harvard (EUA).
Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desempenhou diversos cargos e funções no serviço público e governo. Ele se tornou Secretário da Receita Federal em 1979, cargo em que permaneceu por seis anos, quando passou a ser Ministro da Fazenda, em 1985, para uma breve gestão devido ao falecimento do presidente Tancredo Neves, que o designara para a pasta.
Mais tarde, tornou-se Ministro do Trabalho e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Exerceu mandatos de deputado federal, senador e vice-governador do Rio de Janeiro.
Foi sob a administração de Dornelles, na Receita Federal, que foi criado o símbolo do leão como imagem representativa do Imposto de Renda e da Instituição.