Notícias

MP e Defensoria do RJ pedem suspensão de decreto que desobriga máscaras em Duque de Caxias

Dados mostram que 52% dos moradores foram completamente imunizados; promotores contestam embasamento para medida

Gabriela Morgado, da BandNews TV, com BandNews FM Rio

O Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro pediram a suspensão do decreto municipal que desobriga uso de máscara em locais públicos ou fechados em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Segundo o prefeito Washington Reis (MDB), a medida foi tomada devido ao alto número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 e a queda do número de casos e de internações na cidade e entrou em vigor na última terça (5).

Contudo, para os promotores, o município não apresentou dados que sustentassem a medida, além de desconsiderar o baixo percentual da população vacinada na cidade. Dados da Secretaria de Saúde de Caxias mostram que 52% dos moradores foram completamente imunizados.

A coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública, Thaísa Guerreiro, questiona o embasamento científico para a medida.

Para efeito de comparação, no Rio de Janeiro, a prefeitura estuda desobrigar o uso de máscaras a partir do próximo dia 15 de outubro, mas somente se os índices de infecção e ocupação de leitos se mantiver baixo e com 65% das pessoas com o esquema vacinal completo. A medida também só valeria para locais abertos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais