O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmou que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os comandantes das Forças Armadas, na manhã desta sexta-feira (20), foi para demonstrar maior confiança do Planalto com os militares. A declaração foi dada à imprensa após o encontro de hoje.
“Não tem a menor dúvida [sobre a relação de confiança de Lula com as Forças Armadas]. Foi por isso que nós procuramos antecipar essa reunião”, disse o ministro. Em outro momento, sugeriu que o petista foi um dos que mais investiu nos militares durante os dois primeiros governos.
“Ele foi o presidente da República, talvez, que mais investiu nas Forças Armadas”, continuou Múcio.
O encontro de Lula com os comandantes das Forças Armadas estava previsto para o final de janeiro, mas foi antecipado a pedido do próprio ministro. A relação do Planalto com os militares está sob tensão, mas, segundo Múcio, o petista quer “renovar essa confiança”.
“Ele tem consciência, e as Forças Armadas também, da atenção que ele deu às Forças Armadas. Ele quis renovar essa confiança. Evidente, nós não poderíamos ficar com essa agenda última. A gente tem que pensar para frente. A gente tem que pacificar este país. A gente tem que governar”, concluiu.
O governo, inclusive, já atua na desmilitarização de setores estratégicos no Planalto e Alvorada. Como exemplo, militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão responsável pela segurança presidencial, foram dispensados. Com a decisão, eles voltam aos cargos que exerciam antes nas Forças Armadas.