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Mudança na dinâmica do horário de pico pode reduzir aglomeração nos transportes defende Baldy

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Mudança na dinâmica do horário de pico pode reduzir aglomeração nos transportes defende Baldy
Mudança na dinâmica do horário de pico pode reduzir aglomeração nos transportes defende Baldy
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma mudança na dinâmica do horário de pico poderia reduzir aglomerações nos transportes metropolitanos em São Paulo. O secretário estadual que responde pelo assunto defendeu a ideia em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, nesta sexta-feira (05).

Em meio ao endurecimento das restrições com a fase vermelha, passageiros continuam enfrentando lotação em trens e ônibus.

Indagado se algo não poderia ser feito, Alexandre Baldy admitiu que sim, e lembrou que na França horários de trabalho foram escalonados.

Com isso, menos gente passou a usar transporte público no começo da manhã e no fim da tarde, diluindo bastante a concentração:

“Um trabalhador, que é da rede de farmácia, de supermercado, do comércio, dos escritórios seja de advocacia ou de contabilidade, todos entrarem no mesmo horário e todos saírem no mesmo horário. Na França, eles se alteraram em horário de entrada e de saída, para que a gente possa aumentar de duas horas pela manhã e duas horas pela tarde o horário de pico para cinco ou seis horas. Nós temos a mesma plataforma, temos a mesma infraestrutura e o que a gente pode fazer? A gente pode diluir. Invés de nós temos o transporte de 160 mil passageiros por hora em uma operação, que a gente possa reduzir isso em 25%, aumentado o horário de pico fazendo que esse escalonamento de entrada e saída possa ser realizado”, explicou.  

O secretário Alexandre Baldy diz ainda que prefeituras e empresários precisam ajudar a viabilizar essa alternativa.

“Constituição Federal prevê que a prefeitura municipal tenha condição, como ela quem autoriza o funcionamento e que permite a abertura que faça esse escalonamento. A gente tem feito esse apelo até aos empreendedores, comerciantes e empresários para que a gente possa flexibilizar o horário de entrada e saída para que a gente possa com o transporte público, funcionando todo dia, ter a mesma infraestrutura, com 100% da nossa frota e trabalhadores, fazendo que o horário de pico seja estendido fazendo que o fluxo de pessoas transitando seja menor”, disse. 

No caso do Metrô e da CPTM, 70% dos usuários hoje se concentram no pico da manhã e da tarde.

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