Notícias

Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse em consórcio de compra de vacinas

Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse em consórcio de compra de vacinas

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse em consórcio de compra de vacinas Unsplash
Municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse em consórcio de compra de vacinas
Unsplash

Os municípios têm até sexta-feira para manifestar interesse na participação do consórcio de compra de vacinas contra a Covid-19. As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes

A iniciativa é da Frente Nacional dos Prefeitos, que ontem reuniu mais de mil representantes de cidades para dar início às tratativas. Só nesta segunda-feira (01), mais de cem gestores municipais aderiram à proposta.

O objetivo é oferecer suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização, do governo federal, não consiga suprir a demanda.

As cidades terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que deverão autorizar a adesão ao consorcio, explica o presidente da entidade, Jonas Donizete.

A expectativa é que o consórcio esteja pronto para a aquisição das vacinas a partir do dia 22 de março. 

A Frente Nacional dos Prefeitos informa que tem interesse em todos os imunizantes que não estiverem na intenção de compra do Ministério da Saúde.

Segundo Jonas Donizete, os recursos para adquirir as doses poderão ser disponibilizados por meio do governo federal ou dos municípios consorciados.

Donizete lembra que um projeto de lei aprovado no Senado autoriza a compra dos imunizantes pelos municípios com o reembolso do governo federal. A medida ainda precisa ser, porém, aprovada pela Câmara dos Deputados.

O consórcio também poderá recorrer a possibilidade de empréstimos com organizações internacionais e à colaboração da iniciativa privada.

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais