Notícias

Em rede nacional, Bolsonaro contraria Anvisa sobre vacinas

Presidente criticou passaporte vacinal e defendeu prescrição médica para imunização de crianças

Da Redação

Bolsonaro fez pronunciamento em rede nacional Foto: Reprodução
Bolsonaro fez pronunciamento em rede nacional
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um pronunciamento em rede nacional nesta sexta-feira (31) e manteve posições contrárias às recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ele criticou o passaporte vacinal e defendeu prescrição médica para imunização de crianças.

O discurso de Bolsonaro foi gravado, pois ele está de férias, em Santa Catarina. O pronunciamento apresentou um resumo de todo mandato, desde 2019, com posicionamentos apresentados anteriormente.

Em relação a assuntos mais recentes, como o passaporte vacinal e a imunização de crianças, Bolsonaro apresentou postura controversa.

"Não apoiamos o passaporte vacinal, nem qualquer restrição àqueles que não desejam se vacinar. Também, como anunciado pelo ministro da Saúde, defendemos que as vacinas para as crianças entre 5 e 11 anos sejam aplicadas somente com o consentimento dos pais e prescrição médica. A liberdade tem que ser respeitada", declarou o presidente.

A Anvisa já se posicionou a favor do passaporte vacinal, pois entende que é preciso exigir o comprovante de imunização completa nos aeroportos.

A agência também aprovou recentemente a vacinação para crianças de 5 a 11 anos e não recomendou qualquer necessidade de prescrição médica. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (31), que a vacinação infantil deve começar na primeira quinzena de janeiro.

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro
  • Covid-19
  • Política

Mais notícias

Carregar mais