Notícias

Nasa divulga vídeo de sonda pousando em Marte; assista

Da Redação, com BandNews TV

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (22) imagens inéditas do pouso da sonda Perseverança em Marte. As informações são da BandNews TV.

O vídeo mostra o momento em que o veículo espacial abre o paraquedas e segue acompanhando enquanto a sonda se aproxima do solo marciano e pousa com sucesso. O processo era temido por conta dos “7 minutos de terror”, o período de desaceleração após a entrada na atmosfera de Marte até a aterrissagem. 

O robô chegou ao planeta vermelho na última quinta-feira (18) para procurar sinais de vida e estudar a superfície marciana. É o aparato com tecnologia mais avançada já enviado para uma missão deste tipo, e deve permanecer por dois anos em Marte. O rover tem 2,2 m de altura, 2,7m de largura e 3m de comprimento, pesando 1.025 kg. 

Foram quase sete meses de viagem até que a sonda chegasse ao Planeta Vermelho. A missão em Marte tem dois objetivos: apurar se há ou houve vida no planeta e preparar terreno para uma futura visita de uma missão tripulada. 

A aeronave enviou à Nasa os primeiros dados que mostram que ela sobreviveu aos sete meses de viagem e ao pouso arriscado e está funcionando bem. 

Perseverança levou acoplada a si o drone Engenhosidade, que fará sobrevoos no ambiente marciano. Ele espera uma janela de tempo bom para explorar o local. 

Veja abaixo como foi o pouso:

Mais notícias

Carregar mais