'Neuralink': empresa de Musk faz 1º implante de chip cerebral em humano

"O Telepathy permite o controle de seu telefone ou computador e, por meio deles, quase qualquer dispositivo, só pensando", disse Musk

Por Moises Rabinovici

'Neuralink': empresa de Musk faz 1º implante de chip cerebral em humano
Neuralink, startup de Elon Musk
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Você pensa em mover o cursor no computador, e ele se move. Em ligar para alguém, e o celular completa a ligação sozinho. É o Telepathy, um chip da Neuralink, empresa de Elon Musk, implantado no primeiro ser humano, depois de testado em macacos.

O próprio Musk anunciou o feito tuitando na sua plataforma X, no domingo: sem revelar quem é o paciente, disse que ele está se recuperando bem. E explicou: "O Telepathy permite o controle de seu telefone ou computador e, por meio deles, quase qualquer dispositivo, só pensando".

A "anvisa" americana, FDA (Food and Drug Administration), autorizou a Neuralink a testar seu implante em seres humanos, no ano passado. O objetivo seria o de ajudar pacientes a superar a paralisia e uma série de condições neurológicas. A operação utiliza um robô para colocar cirurgicamente um implante de interface cérebro-computador (BCI) numa região do cérebro que controla a intenção de se mover.

A Nuralink, segundo a agência Reuters, foi avaliada em cerca de US$ 5 bilhões em junho passado, mas quatro legisladores no final de novembro pediram à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA que investigasse se Musk havia enganado os investidores sobre a segurança de sua tecnologia depois que registros veterinários mostraram problemas com os implantes em macacos, incluindo paralisia, convulsões e inchaço cerebral.

Musk respondeu em uma publicação na mídia social em 10 de setembro que "nenhum macaco morreu como resultado de um implante Neuralink". Ele acrescentou que a empresa escolheu macacos "terminais" para minimizar o risco para os saudáveis.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais