Um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina, o Festival do Rio, foi palco, nesta segunda-feira (09/10), do lançamento da Nova Edição do Programa de Exibição de Filmes e Séries Chinesas, uma parceria entre o China Media Group e a Box Brazil Media Group. As séries e documentários já estão disponíveis nas plataformas do grupo brasileiro.
Mais de 100 pessoas, incluindo autoridades do governo brasileiro e da cidade do Rio de Janeiro, representantes do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, diretores do Festival do Rio de Janeiro, pessoas da indústria cinematográfica e televisiva brasileira participaram do evento.
Lançamento de 4 documentários
No total, a cerimônia celebrou o lançamento de quatro documentários do China Media Group na plataforma de streaming da Box Brazil. São eles:
- “Imagens Aéreas da China - Tibete”;
- “Pegada de Carbono Humana”;
- “Traição Secreta”; e
- “Decodificação de Dez Anos”.
As produções já lançadas buscam celebrar o intercâmbio entre os dois países e a cooperação entre a China e a América Latina, especialmente no âmbito do décimo aniversário da “Iniciativa Cinturão e Rota”. Os conteúdos também mostram o desenvolvimento chinês dos últimos 10 anos. Outras produções, como séries e filmes, serão lançadas pelo grupo nos próximos meses.
O Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, parabenizou, em um discurso em vídeo, o China Media Group e a Box Brazil Media Group por lançarem, conjuntamente, a Nova Edição do Programa de Exibição de Filmes e Séries Chinesas.
“Acredito que essas histórias chinesas permitirão ao público brasileiro apreciar a cultura e a história do antigo país oriental, sentir a vitalidade do desenvolvimento da China contemporânea e trazer alegria, toque e carinho a todos. No próximo ano, celebraremos o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil. A Embaixada da China no Brasil está disposta a trabalhar com o Brasil para implementar ativamente a iniciativa de civilização global proposta pelo presidente Xi Jinping, apoiar todas as esferas da vida nos dois países, incluindo a mídia, para intensificar os intercâmbios interpessoais e culturais, melhorar aprendizagem mútua entre civilizações e escrever em conjunto um novo capítulo da amizade China-Brasil’, ressaltou Zhu.
Aprendizagem e cooperação no RJ
O Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, também esteve presente no evento do Festival do Rio. Ele ressaltou a importância da cooperação para a geração de conhecimento.
“Nós temos muito que aprender, temos muito o que ensinar também, sobretudo temos muito que cooperar. Existem muitos programas que podem ser formatados para que essa cooperação cultural possa ser reflexo e tradução genuína de nossos povos. Faço votos que essa produção de conteúdo chegue a cada vez mais pessoas e seja o trampolim para que novas possibilidades sejam descobertas”, ressaltou o Secretário.
Abertura de novos horizontes
Os palestrantes também destacaram o interesse do cinema brasileiro de abrir novos horizontes de parcerias entre o Brasil e o país asiático. “Ano que vem são 50 anos das relações diplomáticas entre os nossos países e nós queremos que possamos anunciar uma co-produção oficial dentro do acordo Brasil-China”, disse a Diretora do Festival do Rio, Walkiria Barbosa.
No final do evento, o diretor do Grupo de Mídia da China América Latina, Zhu Boying, e o presidente e CEO do Box Media Group, Cícero Aragon, celebraram mais uma parceria lançada.
“É uma caminhada longa, de conhecimento e aprendizado. A gente consegue seguir a filosofia da diversidade que a Box Brasil acredita e sempre acreditou de dar voz a todos os conteúdos, a todos os sotaques, a todas as obras, a todos sons. Acho que isso é uma alegria não só da Box Brasil , isso é uma conquista de todos nós”, destacou Cícero.
Intercâmbio com a mídia brasileira
Zhu Boying enfatizou a intenção do grupo de realizar intercâmbios e cooperar com a mídia brasileira com o objetivo de promover a compreensão entre os povos. Ele compartilhou orgulhosamente as duas temporadas bem-sucedidas de "Programas de filmes e séries Chinesas" no Brasil que apresentaram ao público brasileiro mais de 20 e filmes, documentários, dramas de TV e animações chinesas.
“O intercâmbio cultural é a maneira mais eficaz de promover a compreensão entre as pessoas. Os conteúdos audiovisuais, como forma de cultura e linguagem artística, conseguem facilmente romper os limites do espaço, do tempo e da nacionalidade, e provocam uma enorme influência”, disse Zhu.
O evento foi realizado durante o Festival do Rio, com apoio do Rio Market. O Festival do Rio será realizado até o dia 15 de outubro e contará com exibições de conteúdos audiovisuais, palestras e workshops.