Cientistas da Universidade Estadual de Maringá desenvolveram um software médico que faz o teste da Covid-19 em poucos segundos. Trata-se de uma tecnologia inédita no mundo que pode ser utilizada em massa para detectar infectados com o coronavírus.
O teste é realizado por um filtro plástico aplicado na língua. Através da coleta da saliva, é feito uma fotometria da molécula, e em menos de 5 segundos o resultado aparece na tela.
Os especialistas apontam precisão de 90%, tendo 2,5% pra cima ou para baixo de variação. O teste se compara a outras metodologias de mercado, com excessão do PCR, que é considerado o melhor método.
O teste foi aplicado em 970 pessoas durante o mês de maio. O principal desafio agora é que essa técnologia esteja disponível para uso na rede pública do SUS, mas o laboratório ainda aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo os idealizadores, um aparelho é capaz de fazer mais de mil testes em um dia. A ideia é aplicar o teste em locais públicos e privados com grande fluxos de pessoas, como estádios, festas e eventos, para um controle maior do vírus.