
Um avião de pequeno porte caiu nesta sexta-feira (7) na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente causou uma forte explosão e deixou dois mortos na capital paulista. Entenda os detalhes do ocorrido abaixo.
O que aconteceu na Barra Funda
Por volta das 7h20, a aeronave King Air F90 sofreu uma queda logo após decolar do Campo de Marte. Imagens aéreas feitas por Robson Ramos, da Band, mostram o fogo se alastrando em meio à avenida após o incidente. O avião partia rumo a Porto Alegre.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave atingiu a traseira de um ônibus e um ponto de ônibus. O capitão Maycon Cristo confirmou a morte de duas pessoas carbonizadas, que eram os ocupantes do avião. Seis pessoas foram atingidas em solo e socorridas pelas equipes de resgate no local. Não há, até o momento, nenhuma morte registrada em solo.
Na hora em que o avião caiu, a avenida estava relativamente tranquila e uma grande fila de carros ainda não havia atravessado devido a um semáforo fechado.
Cristiane Dias, testemunha da queda, contou ao Bora Brasil que o acidente pareceu uma “explosão de filme”. Ela estava no primeiro carro da fila da rotatória, e o avião caiu logo em frente.
Quem são as vítimas de acidente com avião em São Paulo
Os dois mortos do acidente eram o dono da aeronave, o advogado gaúcho Márcio Carpena, e o piloto, Gustavo Medeiros.
Medeiros, inclusive, tinha mais de 10 anos de experiência na área. Natural de Indaiatuba, no interior de São Paulo, se formou em ciências aeronáuticas na PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e trabalhava como piloto em uma companhia aérea e como piloto particular.
Já Carpena havia comprado o avião em dezembro de 2024 e postou uma imagem nas redes sociais pouco antes da decolagem. Ele deixa esposa e três filhos. A vítima ainda atuava como influenciador e publicava conteúdos sobre desenvolvimento pessoal. Ele era sócio da Carpena Advogados, que trabalha com direito empresarial, além de fazer consultoria jurídica em âmbito nacional.
A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OABRS) lamentou a morte. "A OABRS lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares", afirmou em nota.
O que falta esclarecer sobre acidente com avião
Ainda não se sabe o que teria causado a queda que resultou na tragédia na Barra Funda. A polícia e a Aeronáutica irão investigar as causas e possíveis responsáveis pela queda.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (07/02), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, em Barra Funda (SP)”, diz a FAB em nota.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, complementa a instituição.