
Desde que assumiu o governo dos Estados Unidos, Donald Trump tem concentrado seus esforços em reduzir departamentos do governos. Para isso, ele tem contado com a ajuda de Elon Musk, que defende eliminar agências inteiras e desmantelar programas. Uma delas, a Usaid, é responsável por dar assistência humanitária e ajudar no desenvolvimento de diversos países.
Ao todo, o orçamento do órgão era de US$ 42,8 bilhões – mais de R$ 240 bilhões. O empresário tem justificado esses cortes com teorias da conspiração e o argumento de que estaria combatendo o chamado “Deep State”. Mas afinal das contas, do que ser trata esse termo?
O que é Deep State
Deep State, ou também Estado Paralelo, é um termo que se refere a uma espécie de governo secreto, que opera à parte do governo formalmente estabelecido de uma nação e que possui seus próprios objetivos.
Ele é normalmente ligado à ideia de uma burocracia não eleita, de uma espécie de estado dentro de um estado.
É uma nomenclatura constantemente associada a teorias da conspiração. Inclusive, ela foi usada repetidas vezes em 2016 por Donald Trump, que argumentava que o “Deep State” operava nas sombras e prejudicava a vida dos norte-americanos e que seu objetivo seria combater essas práticas.
Musk agora também tem se valido de teorias da conspiração, acusando, sem provas, o governo anterior, de Joe Biden, de usar a Usaid para interferir na política de outros países.