Olhar de Repórter

Olhar de Repórter: Internação involuntária pretende reduzir Cracolândia

Programa Olhar de Repórter deste sábado (11) descreve método adotado pela Prefeitura de São Paulo

Olhar de Repórter

Imagem da região da Cracolândia, em São Paulo
Imagem da região da Cracolândia, em São Paulo
Rovena Rosa/Agância Brasil

A prefeitura de São Paulo começou a utilizar a internação involuntária como uma das alternativas para o tratamento de usuários de crack. Essa é a primeira vez que a gestão municipal recorre a essa estratégia desde que uma lei sobre o assunto foi sancionada em 2019. O tema é assunto do programa Olhar de Repórter deste sábado (11).

Nesse método, são necessárias a autorização de algum familiar do dependente e a assinatura de um médico para que o usuário seja internado contra a própria vontade. Até então, essa tática era utilizada para pacientes com problemas psicológicos.

Desde abril, quando a Cracolândia chegou à Praça Princesa Isabel, na região central da capital, 28 dependentes de crack foram internados involuntariamente. Todos foram levados para comunidades terapêuticas ou hospitais associados à prefeitura. 

Entre outros assuntos, o programa Olhar de Repórter também trouxe informações sobre o funcionamento da Guarda Civil Metropolitana. 

A secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina, falou sobre o trabalho da GCM e quais as funções de um guarda. 

Falou também sobre o trabalho da guarda-civil metropolitana junto aos usuários de crack. Eles atuam à paisana dentro do fluxo da Cracolândia buscando usuários e propondo ajuda para sair do vício, como o encaminhamento para possíveis tratamentos. 

Um concurso público para novos GCMs foi aberto e oferece mil vagas. A contratação de novos guardas está prevista no plano de metas da prefeitura.

Revitalização de Paraisópolis: projeto prevê construção moradias


A Prefeitura de São Paulo elaborou projeto de lei para que a comunidade de Paraisópolis receba investimentos por meio da Operação Urbana Consorciada Faria Lima (OUC). Já em análise na Câmara Municipal, a proposta destina recursos para construção de moradias populares e reurbanização da segunda maior favela da cidade, com mais de 100 mil habitantes.

Recapeamento: investimento de R$ 1 bi e obras começam neste mês


A Prefeitura de São Paulo prevê gastar R$ 1 bilhão para recapear ruas e avenidas da cidade. Na primeira etapa do programa, que começa neste mês, estão previstas obras em ao menos 70 endereços prioritários na capital.

A estimativa da Prefeitura é que, até 2024, mais de 20 milhões de metros quadrados de vias sejam recuperadas com recapeamento, micro pavimentação e manutenção de pavimento rígido.

Estúdios Vera Cruz

O Grupo Bandeirantes de Comunicação reativou os Estúdios Vera Cruz. O Olhar de Repórter destaca como esse investimento vai mexer com a economia da cidade de São Paulo. Na reportagem, são mostradas as gravações do programa Masterchef e um histórico da relevância dos estúdios Vera Cruz para a cultura local e nacional.

Tópicos relacionados