Olhar de Repórter

Plano de Metas de SP: licitação suspensa e atraso nas entregas de moradias

Previsão do Plano de Metas da Prefeitura é entregar 49 mil moradias de interesse social até o final de 2024

Da redação

No último Censo realizado pela Prefeitura de São Paulo, quase 32 mil pessoas viviam nas ruas. A previsão do Plano de Metas da Prefeitura é entregar 49 mil moradias de interesse social até o final de 2024. Porém, o número está longe de ser alcançado. Até agora foram entregues cerca de 4.600 moradias populares.

O grande problema está na licitação para comprar 45 mil novas moradias. O edital foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Município. O Secretário Municipal de Habitação, João Farias, está confiante e falou ao Olhar de Repórter que a meta será cumprida: “O edital deve ser solto novamente daqui duas semanas. Com isso, a gente consegue fazer a compra e superar a meta estabelecida pela administração”.

Para o professor e coordenador de curso de Negócios Imobiliários da FGV, Alberto Ajzental, o tempo do ciclo do mercado imobiliário é longo. “Leva no mínimo quatros anos para finalizar, a Prefeitura pode até comprar, mas dificilmente eles ficarão prontos". Segundo Ajzental, os municípios erram na questão habitacional: “É mais uma questão de transporte e urbanismo. Você tem que urbanizar uma área e deixar que as famílias ou construtoras construam suas casas nessa áreas boas."

Confira o programa completo deste sábado (13):

Notícias

Carregar mais