
Um maquinário pesado vem trabalhando diariamente no projeto de despoluição e recuperação do Rio Pinheiros. Cada vez que a retroescavadeira é erguida traz um monte de lixo e de sedimento que estavam lá no fundo.
Depois de retirado, o sedimento é colocado ali nas margens do rio, onde permanece de três a quatro dias secando, antes de ser levado para o aterro, o mesmo destino do lixo. Desde 2020, já foram recolhidos 737 mil metros cúbicos de sedimento e 73 mil toneladas de lixo do Rio Pinheiros.
Cerca de que 12% do lixo produzido em toda cidade está sendo retirados dali.
Assista abaixo à integra do Olhar de Repórter deste sábado (6):
Um trabalho gigante para recuperar um rio que é um símbolo de São Paulo. Quem passeia de bicicleta às margens do Pinheiros, aprova a iniciativa, mas percebe no ar, que ainda há muito o que fazer.
Ciclistas que usam a ciclovia do Rio Pinheiros dizem que o cheiro ainda é muito forte.
Para ter menos cheiro é preciso ter menos esgoto no rio. E isso já está acontecendo. Até agora, 624 mil imóveis, que antes jogavam esgoto direto no Rio Pinheiros, agora estão conectados à rede coletora. Isso representa quase dois milhões de pessoas que agora contam com o esgoto tratado. O material pode percorrer dois caminhos que variam conforme a região.
Onde as moradias são regulares, o esgoto sai das casas e vai direto para um coletor subterrâneo, que leva o material até a estação de tratamento. Ali o esgoto é tratado e em seguida, lançado no rio sem agredir o meio ambiente.
Já em locais irregulares ou comunidades de difícil acesso, onde a ocupação não deixou espaço para a implantação do coletor, o esgoto sai das casas e é lançado direto em um córrego. Esse córrego então é desviado para uma Unidade Recuperadora, que faz a limpeza e retorna a água tratada no mesmo córrego, que, mais adiante, desagua no rio.
No bairro Cidade Ademar, o esgoto lançado entra numa tubulação subterrânea e percorre trinta e dois quilômetros até chegar na estação de tratamento em Barueri, onde todo material é tratado antes de ser lançado no Pinheiros.