Olhar de Repórter

Projeto de despoluição do Rio Pinheiros retira 12% do lixo produzido em SP

Máquinas trabalham sem parar na recuperação do rio. Já foram recolhidas 73 mil toneladas de lixo

Olhar de repórter

Máquina retira lixo do leito do Rio Pinheiros
Máquina retira lixo do leito do Rio Pinheiros
Reprodução/Band TV

Um maquinário pesado vem trabalhando diariamente no projeto de despoluição e recuperação do Rio Pinheiros. Cada vez que a retroescavadeira é erguida traz um monte de lixo e de sedimento que estavam lá no fundo. 

Depois de retirado, o sedimento é colocado ali nas margens do rio, onde permanece de três a quatro dias secando, antes de ser levado para o aterro, o mesmo destino do lixo. Desde 2020, já foram recolhidos 737 mil metros cúbicos de sedimento e 73 mil toneladas de lixo do Rio Pinheiros. 

Cerca de que 12% do lixo produzido em toda cidade está sendo retirados dali.

Assista abaixo à integra do Olhar de Repórter deste sábado (6):

Um trabalho gigante para recuperar um rio que é um símbolo de São Paulo. Quem passeia de bicicleta às margens do Pinheiros, aprova a iniciativa, mas percebe no ar, que ainda há muito o que fazer. 

Ciclistas que usam a ciclovia do Rio Pinheiros dizem que o cheiro ainda é muito forte.

Para ter menos cheiro é preciso ter menos esgoto no rio. E isso já está acontecendo. Até agora, 624 mil imóveis, que antes jogavam esgoto direto no Rio Pinheiros, agora estão conectados à rede coletora. Isso representa quase dois milhões de pessoas que agora contam com o esgoto tratado. O material pode percorrer dois caminhos que variam conforme a região. 

Onde as moradias são regulares, o esgoto sai das casas e vai direto para um coletor subterrâneo, que leva o material até a estação de tratamento. Ali o esgoto é tratado e em seguida, lançado no rio sem agredir o meio ambiente. 

Já em locais irregulares ou comunidades de difícil acesso, onde a ocupação não deixou espaço para a implantação do coletor, o esgoto sai das casas e é lançado direto em um córrego. Esse córrego então é desviado para uma Unidade Recuperadora, que faz a limpeza e retorna a água tratada no mesmo córrego, que, mais adiante, desagua no rio. 

No bairro Cidade Ademar, o esgoto lançado entra numa tubulação subterrânea e percorre trinta e dois quilômetros até chegar na estação de tratamento em Barueri, onde todo material é tratado antes de ser lançado no Pinheiros. 

Tópicos relacionados