Olhar de Repórter

SP registra queda no número de passageiros no transporte público

A demanda de passageiros que utilizam o transporte público não voltou ao que era antes da pandemia de coronavírus

Da redação, com Olhar de Repórter

A cidade de São Paulo vem registrando queda no número de passageiros no transporte público desde o começo da pandemia de coronavírus. A diminuição reflete na arrecadação e no financiamento do setor e os governos são obrigados a subsidiar as tarifas.

A reportagem do Olhar de Repórter foi entender como está essa situação em São Paulo e quais são as causas. Com o home office e o trabalho híbrido, por exemplo, muitas pessoas deixaram de utilizar o transporte público diariamente.

Com isso, a quantidade de pessoas no transporte público não voltou ao que era antes da pandemia, como mostram os dados da SPTrans. De abril de 2019 a abril de 2022, a redução na circulação de passageiros foi de 21,82% nos ônibus, 20% nos trens e 30% no metrô. 

“Os motivos para justificar a demanda que não volta como antes da pandemia são o home office, o teletrabalho, usuários utilizando carona solidária, Uber, moto”, afirmou Francisco Christovam, diretor da SPUrbanuss. 

As mudanças no comportamento que vieram com a pandemia como fazer compras online e reuniões de amigos e família à distância também influenciam diretamente nesta queda.

Mandatos coletivos

O Olhar de Repórter deste sábado (23) foi entender como está a situação dos mandatos coletivos, para candidaturas de vereadores, por exemplo. Porém, ainda não existe uma regulamentação na legislação brasileira para essa prática. Entenda:

Obras na Av. Santo Amaro

Outro assunto que o Olhar de Repórter deste sábado (23) foi averiguar é a situação das obras na Avenida Santo Amaro, que liga o centro à zona sul de São Paulo. O trecho a ser revitalizado tem cerca de 2,5 km, mas moradores e comerciantes já registram transtornos com o começo das obras que devem durar 1 ano e oito meses. Confira:

Programa completo

Assista ao programa Olhar de Repórter deste sábado (23):

Notícias

Carregar mais