Notícias

OMS: 8 mil crianças menores de 5 anos têm desnutrição aguda em Gaza

Pelo menos 32 mortes por desnutrição aguda já foram reportadas na região, incluindo 28 entre crianças nessa faixa etária

Da Redação

OMS: 8 mil crianças menores de 5 anos têm desnutrição aguda em Gaza
REUTERS/Mohammed Salem

Mais de oito mil crianças menores de cinco anos estão em situação de desnutrição aguda na Faixa de Gaza. Dessas, 1,6 mil estão em estado grave. Os números foram divulgados pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Apesar dos relatos de aumento na distribuição de alimentos, atualmente, não há evidências de que aqueles que mais precisam estejam recebendo alimentos em quantidade e qualidade suficientes”, completou. 

Segundo o diretor-geral da OMS, devido à insegurança e de dificuldades de acesso, apenas dois centros de atendimento para casos de desnutrição aguda operam atualmente na Faixa de Gaza.

Ele declarou que uma parte significativa da população do enclave sofre com "fome extrema e catastrófica". “Uma proporção significativa da população de Gaza enfrenta agora uma fome catastrófica e condições análogas à fome”, pontuou Adhanom.

“Nossa incapacidade de ofertar serviços de saúde de forma segura, combinada com a falta de água potável e saneamento, aumenta significativamente o risco de crianças subnutridas”, destacou Tedros. Conforme a OMS, pelo menos 32 mortes por desnutrição aguda já foram reportadas em Gaza, incluindo 28 entre crianças menores de 5 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais