Notícias

Onda de frio deixa dezenas de mortos nos Estados Unidos

Da Redação, com Jornal da Band

Uma onda de frio polar matou 30 pessoas nos Estados Unidos. No estado do Texas, milhões de pessoas estão sem energia. As informações são do correspondente Eduardo Barão, do Jornal da Band.

O inverno rigoroso no país atinge regiões que não viam neve havia mais de 70 anos. 40 dos 50 estados americanos sofrem com as tempestades e a previsão aponta para mais nevascas nos próximos dias. 

Meteorologistas dizem que essa massa de ar polar é a mais fria dos últimos 30 anos e tem uma característica peculiar: ela é intensa e demora para ir embora.

No estado do Texas, 3,5 milhões de pessoas continuam sem energia.

Para amenizar o frio, moradores fizeram fogueiras e, quando a madeira acabou, usaram roupas e outros utensílios para manter as chamas acesas. Em algumas casas, a prática deu origem a incêndios.

Em Houston, uma mãe e a filha de 8 anos morreram dentro de casa intoxicadas por monóxido de carbono depois que o carro da família ficou ligado na garagem para aquecer o local.

O governo e a companhia de energia trocam acusações sobre as responsabilidades sobre o apagão. A distribuidora admite que não se preparou para um inverno tão rigoroso e que vai demorar dias para reestabelecer o abastecimento.

Cientistas acreditam que essa onda de frio esteja ligada ao aquecimento global, que enfraquece a capacidade do Polo Norte de manter as massas de ar frio, que acabam escapando. 

Mais notícias

Carregar mais