Notícias

Onda de frio no Brasil: Sensação térmica chega a -20ºC na serra catarinense

Mais de 40 cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC no amanhecer desta quarta; região tem expectativa de neve

Da redação, com BandNews TV e BandNews FM

Com a chegada da maior onda de frio na região Sul, os termômetros de cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina marcaram temperaturas abaixo de zero na manhã desta quarta-feira (28). Mais de 40 cidades registraram temperaturas abaixo de zero no amanhecer.

Na serra catarinense, a temperatura chegou a -8ºC em duas cidades: Urupema e Bom Jardim da Serra. Por causa do vento, a sensação térmica chegou a -20ºC.

A grande expectativa é para neve, já que o tempo deve fechar na tarde desta quarta, com possibilidade de chuva e condições mais propícias para nevar. Por isso, as serras gaúchas e catarinense têm registrado um aumento no número de turistas para aproveitar o frio e ver neve.

De acordo com a Climatempo, esta pode ser a onda mais intensa de frio deste ano, com a possibilidade de recordes de frio. Com a umidade do ar elevada, a probabilidade de nevar é grande.

Em SC, a cidade de Urupema tem previsão de sensação térmica entre -25 e -14°C entre quarta e quinta, com termômetros que devem marcar entre -6 e -7°C. Já Bom Jardim da Serra, tem previsão de sensação térmica entre -25 e -11°C entre quarta e quinta, com termômetros que devem marcar entre -4 e -8°C.

Em São Joaquim (SC) tem previsão de sensação térmica entre -20 e -13°C, com termômetros que devem marcar entre -5 e -6°C.  Urubici (SC), tem previsão de sensação térmica entre -20 e -11°C, com termômetros que devem marcar entre -4 e -5°C

General Carneiro - PR, tem previsão de sensação térmica de -11°C amanhã, com termômetros que devem marcar-5°C.

São Paulo amanhece com chuva e frio

A onda de frio deve ganhar força na noite desta quarta-feira em São Paulo, onde as temperaturas podem chegar a 9ºC na capital paulista. Há expectativa de que a tarde de quinta-feira seja a mais fria do ano, e a madrugada de sexta-feira pode registrar recordes de frio, com 4ºC, com risco de geada.

As menores temperaturas mínimas são esperadas para quinta e sexta-feira na região Sudeste, especialmente na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de SP e MG. As temperaturas podem marcar -3ºC.

Há previsão de temperaturas negativas também no MS e no sudoeste do estado de SP.

*Com informações de Tissiano Kessler, em São Francisco de Paula (RS) e Amanda Sampaio, da Climatempo

Mais notícias

Carregar mais