
Uma operação é deflagrada hoje em São Paulo para combater o desvio de dinheiro público destinado à educação infantil. As informações são da reportagem da BandNews FM.
São 22 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos por agentes da Polícia Federal, sendo que 17 para pessoas físicas e 5 para empresas.
Segundo as investigações, organizações da sociedade civil, que administram creches conveniadas com a Prefeitura de São Paulo, foram utilizadas para a apropriação indevida de recursos públicos.
Segue a nota completa:
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram, nesta quinta-feira (21/01/2021), em São Paulo, a Operação Daycare, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de desviar verbas públicas destinadas à educação infantil.
As investigações indicam que organizações da sociedade civil, que administram creches conveniadas com a Prefeitura Municipal de São Paulo, foram utilizadas para a apropriação indevida de recursos recebidos do poder público, inclusive de subsídios concedidos pela União, mediante adulteração de comprovantes de pagamentos de guias da previdência social e simulação de aquisição de mercadorias demonstradas em relatórios elaborados pela unidade de inteligência fiscal da Receita Federal.
Apura-se a suposta prática de crimes como: sonegação de contribuição previdenciária, organização criminosa, peculato, falsificação de documento público e falsificação de documentos privados.
São cumpridos vinte e dois Mandados de Busca e Apreensão, sendo cinco em empresas e dezessete em pessoas físicas.
Participam da operação seis auditores-fiscais e três analistas-tributários da Receita Federal e cerca de setenta e quatro policiais federais.
As ações ocorrem simultaneamente nos municípios de São Paulo, Mogi das Cruzes, Santana do Parnaíba e Itaquaquecetuba, todos no estado de São Paulo.