Notícias

Operação da PF mira organização criminosa que extorquia políticos utilizando fake news

Da Redação, com BandNews FM

Grupo ameaçava políticos para conseguir dinheiro
Grupo ameaçava políticos para conseguir dinheiro
Steve Marcus/Reuters

Uma organização criminosa que pratica extorsões contra políticos utilizando sites na internet para espalhar notícias falsas foi alvo de uma operação hoje da Polícia Civil e Ministério Público nesta segunda-feira, 21.

Agentes da Delegacia de Repressão contra crimes de Informática saíram para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em endereços na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Contra o líder do grupo, identificado como Igor Patrick de Souza, tinha uma mandado de prisão expedido. Ele não foi encontrado em casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e está foragido.

De acordo com a polícia, a quadrilha controla pelo menos 20 páginas em redes sociais.

A investigação aponta que as páginas, usando a aparência de canais de informação, serviam, na verdade, como instrumento para a pratica de extorsão com grande número de vítimas.

As principais vítimas da quadrilha eram deputados estaduais, federais, vereadores e até prefeitos. Segundo o MP, a organização criminosa atuava de forma empresarial.

Quando um político não aceitava pagar por propaganda na falsa página de notícia de sua cidade, se transformava em alvo de constantes ataques.

Mais notícias

Carregar mais