Notícias

Operação da PF mira organização criminosa que extorquia políticos utilizando fake news

Da Redação, com BandNews FM 21/12/2020 • 09:45
Grupo ameaçava políticos para conseguir dinheiro
Grupo ameaçava políticos para conseguir dinheiro
Steve Marcus/Reuters

Uma organização criminosa que pratica extorsões contra políticos utilizando sites na internet para espalhar notícias falsas foi alvo de uma operação hoje da Polícia Civil e Ministério Público nesta segunda-feira, 21.

Agentes da Delegacia de Repressão contra crimes de Informática saíram para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão em endereços na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Contra o líder do grupo, identificado como Igor Patrick de Souza, tinha uma mandado de prisão expedido. Ele não foi encontrado em casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e está foragido.

De acordo com a polícia, a quadrilha controla pelo menos 20 páginas em redes sociais.

A investigação aponta que as páginas, usando a aparência de canais de informação, serviam, na verdade, como instrumento para a pratica de extorsão com grande número de vítimas.

As principais vítimas da quadrilha eram deputados estaduais, federais, vereadores e até prefeitos. Segundo o MP, a organização criminosa atuava de forma empresarial.

Quando um político não aceitava pagar por propaganda na falsa página de notícia de sua cidade, se transformava em alvo de constantes ataques.

  • fake news
  • políticos