Uma operação das polícias Civil e Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou 11 mortos nesta quinta-feira (23). Um dos mortos era o alvo principal da operação, Leonardo Costa Araújo, o Leo 41. O traficante é um dos principais chefes do tráfico no Pará e estava escondido na região.
Segundo a Polícia Civil, Leo 41 estaria vivendo uma “vida luxuosa nos morros da cidade do Rio de Janeiro, patrocinado pela suas ações criminosas e pela própria organização”. O traficante também atuava com extorsões de comerciantes, jogos de azar, provedores de internet e outros.
O traficante teria ascendido ao posto de comando da quadrilha do Pará em setembro de 2020. Desde então, ficava nos morros e coordenava a expansão da organização conhecida como ‘Gestão Inteligente’.
Aulas e serviços de saúde da região foram suspensos por conta do confronto, que começou às 10h30. O Complexo do Salgueiro é um ponto estratégico para criminosos devido à localização, que fica nas proximidades da BR-101, que liga o Rio ao Espírito Santo.
A identificação dos outros mortos não foi divulgada até o momento. As forças policiais também procuram outros chefes do Comando Vermelho do Rio, que atuam na Zona Oeste do Rio.