Notícias

Operação no Rio tem tiroteio intenso e deixa ao menos 25 mortos

Polícia Civil faz operação contra facções no Jacarezinho; policial civil foi morto em confronto

Da Redação, com BandNews FM e BandNews TV

Um policial civil e pelo menos 24 suspeitos morreram durante uma operação na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, na manhã desta quinta-feira (6). A ação ainda deixou mais dois policiais baleados, além dois passageiros do metrô e um morador de comunidade feridos por balas perdidas durante os intensos tiroteios na região durante toda a manhã. As informações são da BandNews TV e BandNews FM Rio.

Operação foi criticada pela ONU, que pediu investigação independente para apurar possíveis excessos.

As vítimas que estavam em vagões do metrô foram atingidas quando a composição passava entre as estações de Maria da Graça e Triagem. 

Informações preliminares dão conta que os suspeitos foram encurralados por policiais após treinarem meninos de 12 e 13 anos com fuzis, para atirarem nos agentes durante uma operação. 

Inicialmente, além de dois homens feridos por estilhaços de vidro após um tiro atingir uma das janelas do metrô, a BandNews FM chegou a informar que uma mulher havia sido baleada na composição. A informação havia sido passada pelo Corpo de Bombeiros, que voltou atrás, e disse que apenas socorreu os dois homens.

O policial civil atingido na cabeça era André Frias, de 45 anos e integrava a Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Ele foi socorrido pelos colegas de farda e encaminhado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não há a confirmação da identidade do agente. Outros dois policiais também foram baleados.

A corporação realiza a Operação Exceptis, coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente contra traficantes acusados de aliciar menores para integrar a facção Comando Vermelho, que atua na região. Os bandidos são acusados ainda de praticar crimes como tráfico de drogas, roubo de cargas e a pedestres, homicídios e até sequestros de trens. 

As investigações da DPCA identificaram 21 integrantes do grupo criminoso que atuam no Jacarezinho. A delegacia afirma que os bandidos ainda expulsam moradores de casas, e até mataram alguns outros, dando sumiço nos corpos, sem que os parentes possam enterrá-los.

Em nota, o MetrôRio, concessionária que administra o transporte, afirmou que as vítimas foram imediatamente atendidas pelas equipes. O Samu foi acionado. Neste momento, a Linha 2, que chegou a ter a operação interrompida voltou a funcionar.

A circulação nos trens foi afetada. O ramal Belford Roxo está funcionando apenas entre as estações de Del Castilho e Belford Roxo.

A operação apreendeu diversas armas de fogo e munição na comunidade da zona norte do Rio. A polícia destacou ainda um míssil entre as armas apreendidas.

Tópicos relacionados

  • Segurança Pública

Mais notícias

Carregar mais