O mês de outubro começa com chuva em grande parte do Brasil nesta sexta-feira (1º). As condições para pancadas isoladas aumentam em São Paulo e no Rio de Janeiro, que ainda terão tempo bastante abafado, de acordo com a Climatempo.
As chuvas vêm com mais intensidade sobre a região Sul. O sistema de baixa pressão traz risco de ventania e granizo, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.
O corredor de umidade que avança da Amazônia junto com as altas temperaturas provoca temporais à tarde na zona da mata mineira e na Serra da Mantiqueira, onde pode ter até queda de granizo.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, o risco para temporais é alto no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, extremo sul de São Paulo e nas áreas fluminenses próximas ao sul de MG.
Na capital paulista, o fim de semana será típico de primavera: com sol e temporais isolados à tarde. Nesta sexta, máxima de 28 graus e pancadas de chuva no fim de tarde e à noite.
Deve chover em todas as capitais do país. A máxima chega aos 21 graus em Curitiba, 29ºC em Vitória, 31ºC em Natal e 35ºC em Campo Grande e Macapá.
Fim de semana de chuva
No sábado, uma mudança na circulação dos ventos vai deixar grande parte de São Paulo em alerta para temporais na capital, no litoral e no Vale do Paraíba. No restante do estado e no Rio de Janeiro, o tempo segue abafado, com períodos de sol, mas há risco de chuva forte entre a tarde e a noite.
No domingo, uma frente fria deixa o tempo instável na divisa entre São Paulo e Paraná, onde chove de manhã. À tarde ocorrem temporais no litoral norte, Vale do Paraíba, Limeira e Ribeirão Preto. No Rio de Janeiro, a previsão é de tempo firme só no norte do estado. Nas demais áreas, inclusive na capital, o tempo continua abafado, com possibilidade de chuva.