Papa Francisco nomeia 21 novos cardeais, incluindo um brasileiro de Porto Alegre

Além de Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), outros cinco cardeais latinos e arcebispos arcebispos da África e da Ásia serão nomeados

Por Agência Estado

Papa Francisco nomeia 21 novos cardeais, incluindo um brasileiro de Porto Alegre
Papa Francisco em cerimônia de consistório para elevar católicos ao posto de cardeal, na Basílica de São Pedro
REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O papa Francisco nomeará 21 novos cardeais da Igreja Católica neste sábado, 7, em cerimônia no Vaticano. Entre os religiosos empossados, cinco são latinos e, destes, um é brasileiro. Trata-se de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

As nomeações aumentam a influência de Francisco no grupo que elegerá o seu sucessor e ampliam o espaço da agenda de reformas do líder católico. Jaime Spengler é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão que reúne o episcopado brasileiro.  

Em entrevista ao Estadão, o arcebispo avaliou como "positiva" a discussão em setores da Igreja Católica sobre o celibato clerical, voto realizado por padres para que permaneçam castos e não se casem. "Certamente é positivo, pois implica a necessidade de ainda maior determinação no estudo e aprofundamento do tema", disse o religioso.

"A expectativa é poder responder à altura àquilo que o papa pedia no final de sua alocução: que os nomeados, confirmando sua adesão a Cristo, 'me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o povo santo de Deus'", afirmou o presidente da CNBB sobre a nomeação para cardeal.

Outro cardeal de destaque a ser nomeado neste sábado é Carlos Gustavo Castillo Mattasoglio, arcebispo de Lima, capital do Peru. Em um artigo escrito para o jornal El País, Castillo descreveu um movimento católico peruano de direita, o Sodalitium Christianae Vitae, como um "experimento fracassado".  

"Minha hipótese é que o Sodalitium obedece a um projeto político", escreveu Castillo. "É a ressurreição do fascismo na América Latina, usando artisticamente a igreja por meio de métodos sectários."

Uma das marcas de Francisco no período à frente do Vaticano tem sido priorizar a diversidade geográfica no colégio de cardeais. Neste sentido, a lista de empossados neste sábado também inclui arcebispos da África e da Ásia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais