Notícias

Para evitar desperdício de vacinas, UBSs de São Paulo montam listas de espera

Para evitar desperdício de vacinas, UBSs de São Paulo montam listas de espera

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Para evitar desperdício de vacinas, UBSs de São Paulo montam listas de espera Reprodução
Para evitar desperdício de vacinas, UBSs de São Paulo montam listas de espera
Reprodução

As Unidades Básicas de Saúde da cidade São Paulo têm montado listas de espera para evitar o desperdício de vacinas contra a Covid-19. As informações são da repórter Maira Di Giaimo, da Rádio Bandeirantes

Pessoas acima de 60 anos podem se cadastrar na UBS mais próxima de onde mora, por telefone ou presencialmente, e serão convocadas, caso haja doses excedentes.

A decisão foi tomada porque os fabricantes das vacinas disponíveis atualmente usam frascos com 10 doses. 

Depois que a embalagem é aberta, os imunizantes têm prazo de validade; são 8 horas no caso da CoronaVac e 6 horas, na vacina de Oxford/Astrazeneca. Depois desse tempo, as vacinas que sobraram têm que ser descartadas.

Para as UBSs que ainda possuem frascos com doses únicas da CoronaVac, a orientação é deixá-los para o final do expediente. 

Se mesmo assim sobrarem vacinas, os profissionais das unidades entrarão em contato com os idosos cadastrados, explica o secretário de Saúde, Edson Aparecido. 

No momento, a capital está vacinando idosos de 85 a 89 anos e profissionais de saúde. A partir do dia 1º de março, quem tem entre 80 e 84 anos começará a receber as doses. 

A data da imunização de outras faixas etárias será divulgada na próxima sexta-feira pelo governo paulista. 

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais