Notícias

Parques da capital vão reabrir aos finais de semana apenas na fase verde, diz secretário

Da Redação, com Rádio Bandeirantes 18/09/2020 • 08:35 - Atualizado em 18/09/2020 • 09:06
Parques da capital vão reabrir aos finais de semana apenas na fase verde, diz secretário
Parques da capital vão reabrir aos finais de semana apenas na fase verde, diz secretário
Aurelio Scetta/Unsplash

Os parques da capital paulista vão reabrir aos finais de semana somente quando a cidade avançar à fase verde do Plano São Paulo. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, mudanças podem ocorrer apenas no dia 9 de outubro, data do anúncio da reclassificação promovida pelo governo estadual.

"Diferente do que é durante a semana, os parques têm aglomeração efetiva de pessoas nos fins de semana, mistura de adultos com crianças. Então, o que se imaginou sempre foi que a abertura em finais de semana pudesse ocorrer na fase verde. O critério e a preocupação permanecem", explicou o secretário, em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes.

70 parques municipais reabriram ainda no dia 13 de julho só de segunda a sexta, com 40% da capacidade e horário reduzido. Em 24 de agosto, voltaram a funcionar nos horários normais antes da pandemia.

Grande São Paulo

Já a cidade de Guarulhos reabre as áreas verdes aos finais de semana pela primeira vez no próximo sábado, dia 26, apenas quatro horas por dia, das 6h às 10h. 

A prefeitura até chegou a informar a liberação neste sábado, 19, porém a administração alega ter ocorrido um erro interno de comunicação e que a ordem foi mantida para a semana seguinte.

Por enquanto, na segunda cidade mais populosa do Estado, parques abrem de segunda a sexta, das 6h às 16h.

Em Osasco, os 13 parques do município estão abertos apenas durante a semana, das 10h às 16h. Sábados e domingos também devem ser permitidos apenas na fase verde.

Algumas cidades já liberaram

Três das principais cidades do estado têm parques abertos aos sábados e domingos: Santo André e São Bernardo desde o meio de julho e Campinas, que permitiu atividades de quarta a domingo no dia 15 de agosto.

  • parques
  • Ibirapuera
  • São Paulo