Passaporte Covid entra em vigor na União Europeia nesta quinta

Alguns países como Alemanha, Grécia, Dinamarca e Bulgária já começaram a emitir o documento

Felipe Kieling, do Jornal da Band e com BandNews TV

Começa nesta quinta-feira (1) na Europa o chamado "passaporte verde", que reabre as fronteiras da União Europeia para turistas imunizados.

O chamado certificado verde começa a valer oficialmente com o objetivo de coordenar viagens dentro da Zona Schengen e também para quem vem de outras partes do mundo.

Quem estiver completamente vacinado com imunizantes aprovados pela agência reguladora europeia vai poder viajar sem restrições dentro da Europa. Não será preciso fazer testes ou quarentena. Até agora Pfizer, Moderna, Oxford/Astrazeneca e Jansen receberam o sinal verde.

Por enquanto a CoronaVac - que foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde - não está na lista. Mas cada país tem autonomia para abrir exceções a vacinas chanceladas pela OMS.

Suíça e Grécia, por exemplo, aceitam vacinados com a Coronavac. Já destinos muito procurados por brasileiros, como Portugal, França e Itália, só aceitam vacinas em uso na Europa - o que exclui o imunizante chinês.

Recebe o certificado também - que pode ser impresso ou digital - aqueles que apresentarem teste de PCR negativo ou provarem que se recuperaram da Covid-19 em um período de 14 dias a 6 meses antes da viagem.

Cada governo é responsável por emitir o próprio certificado, mas todos precisam estar registrados no sistema da União Europeia.

Desde o começo do mês alguns países como Alemanha, Grécia, Dinamarca e Bulgária já começaram a emitir o documento. 

Mais notícias

Carregar mais