Elaine Souza Garcia é conhecida como "patroa do PCC" foi presa durante uma operação deflagrada na manhã da última terça-feira (10) e apontada como uma das lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Elaine Souza Garcia foi presa acusada de ser líder do Novo Cangaço, quadrilha que faz roubos a bancos e carros-forte pelo interior do Brasil. Ela foi detida no mesmo dia que assumiria a função como estagiária no Ministério Público em Itapeva, no interior de São Paulo.
O MP encontrou um vídeo no celular de Elaine dela treinando tiro. A chefe do Novo Cangaço recebia instruções de Otávio Teodoro Magalhães, conhecido como 'Terrorista'. Com registro de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), ele compra armas legalmente, mas negocia com criminosos. Ele também foi preso na operação do GAECO.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Elaine é integrante do PCC desde 2021. Ela se tornou ré em agosto deste ano por associação criminosa.
A Polícia Federal, que investiga o caso, apontou a mulher como responsável por negociação de drogas, armas e por receber retornos sobre assassinatos de rivais.
O TJSP negou o pedido da defesa de Elaine de revogação da prisão preventiva, alegando que a suspeita apresenta alta periculosidade no esquema do cangaço novo.