Ucrânia diz que Rússia violou cessar-fogo em parte de corredores humanitários

Os corredores humanitários acontecem na capital Kiev e em Cherhihiv, Kharkiv, Mariupol e Sumi

Por Jamil ChadeYan Boechat

Pelo segundo dia seguido, a Rússia disse que deu início a um cessar-fogo de 12 horas de duração nas áreas de corredores humanitários da Ucrânia nesta quarta-feira (9) para que os civis possam ser retirados da capital Kiev e de outras quatro cidades ucranianas: Cherhihiv, Kharkiv, Mariupol e Sumi.

Porém, o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Vadym Denysenko, disse que Moscou "fracassou amplamente" em respeitar os acordos no dia de hoje. As evacuações foram bem-sucedidas na cidade de Sumy e Enerhodar, mas não foram possíveis em Kharkiv. Ele ainda afirmou que foi apenas parcialmente bem-sucedido na região de Kiev. 

A trégua deveria durar entre 9h e 21h (hora local). A invasão das tropas russas à Ucrânia chega hoje ao seu 14º dia.

Os bombardeios continuam na cidade portuária de Mariupol, no sul, onde um hospital foi destruído por vários ataques russos nas últimas horas, de acordo com agências internacionais. 

“A preservação desses corredores humanitários é uma preocupação. Existem vários motivos para o descumprimentos dessas tréguas. A mais frequente, nas últimas décadas, é quando um lado ou outro se aproveita para movimentar suas tropas e correm para reposicionar o exército ou até mesmo para levar armas para locais que não conseguiriam”, explicou o correspondente Jamil Chade. 

“A guerra continua e há de fato um cessar-fogo nos corredores humanitários em algumas cidades, poucas cidades, mas não há um cessar-fogo generalizado no país”, afirmou o enviado especial Yan Boechat. “Está vendo algum tipo de respeito no cessar-fogo nesses pontos específicos e a esperança é que isso continue”, disse. Yan acompanhou nesta última terça-feira (8) a saída de civis em Irpin.

Vídeo: Yan Boechat acompanhou a saída de civis em Irpin

Em uma declaração hoje, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Rússia usa mísseis, aviões e helicópteros contra os civis. Também nesta quarta, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que o ocidente usa civis nos combates. 

Vídeo: Porta-voz russa fala sobre a guerra

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, é aguardada na Polônia e na Romênia, países vizinhos à Ucrânia e que estão recebendo refugiados em massa. Ela deve se reunir até sexta-feira (11) com autoridades locais para demonstrar apoio aos aliados da OTAN no Leste Europeu. Mais de dois milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia.

Vídeo: Kamala Harris é aguardada na Polônia e Romênia

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais