Notícias

Pessoas vacinadas podem testar positivo para covid? Infectologista responde

Da Redação, com BandNews TV

Após o presidente argentino Alberto Fernández testar positivo para coronavírus mesmo tendo recebido a primeira dose da vacina Sputnik V surgiu o questionamento sobre a possibilidade de infecção mesmo em pessoas que tenham recebido a dose de qualquer dos imunizantes disponíveis no mundo todo.

O infectologista e presidente da  Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri, afirmou em entrevista à BandNews TV que é preciso ser cauteloso em relação à covid-19, mesmo estando vacinado contra a doença.

Segundo o médico, pessoas vacinadas podem ser infectadas e transmitir o coronavírus para outras pessoas. Kfouri lembra que as eficácias atingidas pelas vacinas garantem que o infectado não apresente sintômas graves da doença e não precisem ser hospitalizados.

"A eficácia total é alcanaçada 2 semanas após a segunda dose. A boa notícia é que raramente os vacinados terão formas graves da doença. A vacina vai atenuar a doença em quem for infectado com o vírus. O que mais importa é transformar a covid-19 numa doença que não leve as pessoas aos hospitais, à internação", pontuou o médico.

Renato Kfouri destacou ainda a importância de, mesmo vacinado, continuar usando máscaras, higienizando as mãos e praticar o distanciamento social, até que a maioria da população esteja vacinada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais