Notícias

Petista que perdeu vaga quer que STF julgue cassação de deputado na terça-feira

Márcio Macedo perdeu a vaga na Câmara Federal após Nunes Marques reverter cassação de Valdevan Noventa pelo TSE

Da redação

Suplente do PT Márcio Macedo quer julgamento sobre mandato de Valdevan Noventa Reprodução
Suplente do PT Márcio Macedo quer julgamento sobre mandato de Valdevan Noventa
Reprodução

O suplente de deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (05), que julgue a decisão monocrática do ministro Nunes Marques que reverteu a cassação do deputado Valdevan Noventa (PL-SE). O petista perdeu a cadeira na Câmara Federal após a recondução do parlamentar bolsonarista.

Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER-SE) que cassou o mandato de Noventa por abuso de poder econômico na eleição de 2018. Semana passada, Nunes Marques reverteu a decisão. 

A informação do pedido do petista ao STF foi confirmada à Band pelo próprio suplente. Na última sexta-feira (03), Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, reconduziu Noventa ao cargo e afastou o deputado do PT do mandato.

Nas redes sociais e no site do PT, Macedo disse que acredita que o cargo será restituído e que confia no compromisso dos ministros do STF.

“Confio na Justiça brasileira, na democracia, na imparcialidade e no compromisso dos Ministros da nossa Suprema Corte com o Estado democrático de Direito”, escreveu o petista.

STF analisará cassação de Francischini

No próximo dia 07, o plenário virtual do STF analisará a validade da suspensão da cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), acusado de divulgar fake news sobre a urna eletrônica. O ministro Luiz Fux, presidente da Corte, acolheu o pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora da ação impetrada pelo suplente Pedro Paulo Bazana.

“Considerando a fundamentada excepcionalidade do caso [...], acolho a solicitação apresentada pela eminente Ministra Relatora [Cármen Lúcia], para inclusão do feito em sessão virtual extraordinária do Plenário desta Corte, com início em 07.06.2022, à 00h00min, e término em 07.06.2022, às 23h59min”, escreveu Fux.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais