A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (20) uma operação que investiga crimes de organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro. Um dos alvos da operação é Vinícius Sarciá Rocha, irmão de consideração do governador do estado, Cláudio Castro.
A investigação aponta que integrantes da organização criminosa teriam recebido propina variável entre 5% e 25% dos valores dos contratos da área de assistência social no Rio de Janeiro, que totalizam mais de R$ 70 milhões. A operação apura os crimes cometidos na execução dos projetos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qualimóvel entre os anos 2017 e 2020
De acordo com a Polícia Federal, são cumpridos três mandados de busca e apreensão. Além de Vinícius Sarciá Rocha, - Astrid de Souza Brasil Nunes, Subsecretária de Integração Socio governamental e de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo e Allan Borges Nogueira, Gestor de Governança Socioambiental da CEDAE são alvos da operação.
Os agentes também cumprem sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal, além de seis medidas de quebra de sigilo telemático.