Notícias

PF investiga desaparecimento de jornalista britânico e ativista brasileiro

A Polícia Federal está investigando o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips, do jornal britânico The Guardian e do ativista brasileiro, ex-integrante da Funai, Bruno Pereira

Da Redação

Eles foram vistos pela última vez por volta de 6h desse domingo (4) quando se preparavam para visitar uma comunidade local na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. 

Dom e Bruno partiram na semana passada de barco para uma região conhecida como Lago do Jaburu. A previsão é que eles chegassem ao seu destino na noite de sexta-feira (3).

O jornalista inglês e o ativista estariam recebendo ameaças de garimpeiros que atuam de forma ilegal na região.

Ainda segundo o comunicado, eles teriam retornado ao rio para chegar até Atalaia do Norte. A viagem não deveria ter levado mais de três horas, mas um grupo de busca independente foi enviado por volta das 14h, depois que eles não chegaram.

Em nota, a Polícia Federal diz que investiga o caso. Já o Ministério Público Federal (MPF) afirma, também em nota, que instaurou um procedimento administrativo para apuração do desaparecimento.  

Ao MPF, a Marinha do Brasil afirmou que conduzirá as buscas, por meio do Comando de Operações Navais.

Nota da Polícia Federal

A Polícia Federal informa que já está acompanhando e trabalhando no caso referente ao desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, que desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte. As diligências estão sendo empreendidas e serão divulgadas oportunamente.

Nota do Ministério Público Federal 

O Ministério Público Federal (MPF) foi informado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), na manhã de hoje (6), do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

De acordo com as informações iniciais, o desaparecimento ocorreu no trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (AM).

A partir da comunicação, o MPF instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil. Esta última já confirmou ao MPF que conduzirá as atividades de busca na região, por meio do Comando de Operações Navais.

O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças pra assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível.

Tópicos relacionados

  • Brasil

Mais notícias

Carregar mais