A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (19), seis mandados de prisão e 41 de busca e apreensão contra uma organização criminosa acusada de um esquema de pirâmide financeira internacional em mais de 80 países. O músico e empresário Patrick Abrahão, marido da cantora Perlla, está entre os presos na chamada “Operação La Casa de Papel”.
Os agentes também cumprem mandados de bloqueio no valor de 20 milhões de dólares e sequestros de dinheiro em contas bancárias, imóveis de altíssimo padrão, gado, veículos, ouro, joias, artigos de luxo, mina de esmeraldas, lanchas e criptoativos em posse das pessoas físicas e jurídicas investigadas.
A PF calcula que mais de 1,3 milhão de pessoas foram lesadas em mais de R$ 4,1 bilhões desde 2019. A organização criminosa prometia que os investimentos seriam multiplicados em ganhos diários, que poderiam chegar a até 20% ao mês e mais de 300% ao ano.
O esquema ocorria por meio de transações no mercado de criptomoedas por supostos “traders”, responsáveis por compra e venda de ativos no mercado financeiro. A investigação começou em agosto de 2021, ocasião em que dois suspeitos foram presos em flagrante. Eles se deslocavam em direção à fronteira com o Paraguai com escolta armada.
Na abordagem de 2021, foram encontradas esmeraldas avaliadas em 100 mil dólares, sem origem legal. Já a operação de hoje acontece no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Maranhão e Santa Catarina.
Segundo a PF, o grupo responde por crimes contra o sistema financeiro nacional, evasão de divisas, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, usurpação de bens públicos, crime ambiental e estelionato.