Notícias

Pilotos e comissários rejeitam aumento de 1% e greve em aeroportos é mantida

Em votação on-line com 5884 participantes, 59% dos profissionais recusaram a proposta das empresas

Da Redação, com BandNews FM

Os pilotos e comissários de voo rejeitaram a proposta de acordo das empresas aéreas e decidiram manter a greve da categoria nesta sexta-feira (23). Em busca de melhores salários e condições de trabalho, os aeronautas paralisam decolagens entre 6h e 8h, em nove aeroportos, e os atrasos de voos prejudicam o viajante.

No início da madrugada desta sexta, terminou o prazo de votação da proposta feita pelas empresas durante audiência mediada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). As companhias ofereceram recomposição inflacionária e aumento real de 1% nos salários e diárias.

O acordo foi colocado em votação online e 5884 pessoas opinaram: 59% dos profissionais recusaram a proposta e decidiram pela manutenção da greve.

Os aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Viracopos (São Paulo), Galeão, Santos Dumont (Rio de Janeiro), Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre são afetados.

Como a malha aérea é integrada, existe um efeito cascata que afeta voos em outros destinos e os atrasos e cancelamos de voos persistem ao longo do dia e provoca fila nos aeroportos.

A paralisação começou na última segunda-feira (19) e chega na véspera do Natal sem uma previsão de acordo ou de encerramento.

O TST determinou que 90% dos profissionais sigam trabalhando no período da greve. O Sindicato Nacional dos Aeronautas entende que por ser um movimento de apenas duas horas e restrito em determinados terminais, cumpre a medida judicial.

As companhias aéreas Latam, Gol e Azul não têm comentado a situação. Procuradas, as empresas afirmam que seguem em negociação ou afirmam que um posicionamento deve ser dado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.

A categoria pede aumento salarial de 11% e afirma não ter visto os benefícios dos preços altos das passagens aéreas.

Terceira proposta

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), esta foi a terceira proposta negada pelo sindicato dos aeronautas. A primeira foi apresentada pelo SNEA ainda no âmbito da negociação sindical. 

O SNEA enfatiza que iniciou as negociações desde os primeiros dias de outubro deste ano para preservar os direitos dos tripulantes, “estendendo a validade da CCT vigente até o fim das negociações, e garantir as viagens aéreas dos passageiros, especialmente durante a alta temporada. Além disso, após encerrada as negociações diretas entre sindicatos, no último fim de semana, as companhias aéreas acataram a primeira proposta de mediação elaborada pelo TST, que foi rejeitada pelo SNA”, informou a nota divulgada no site da SNEA.

Impacto

No quinto dia da greve, houve 10 cancelamentos e 83 atrasos nas primeiras horas da manhã em cinco aeroportos onde houve paralisação. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, três voos operaram com atraso e nenhum foi cancelado.

Das 6h até as 10h, dos 62 voos previstos para decolar do Aeroporto de Brasília, 16 partiram da capital com atraso. Não há cancelamento de voos. Dos 55 voos que pousaram em Brasília, 14 chegaram com atrasos. Como o Aeroporto de Brasília é um importante centro de conexão de voos, as chegadas atrasadas podem impactar as saídas de voos, informou a Inframerica, administradora do aeroporto.

 Em Congonhas, a Infraero informou que foram 16 voos atrasados na partida, 9 voos atrasados na chegada, 5 voos cancelados na partida  e 2 voos cancelados na chegada. 

Já no Aeroporto de Santos Dumont, também administrado pela Infraero, foram 13 voos atrasados na partida, 10 voos atrasados na chegada, 2 voos cancelados na partida e um voo cancelado na chegada.  

O RIOgaleão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro informou que não registrou nenhum atraso ou cancelamento de voo por causa da greve na manhã desta sexta-feira. 

Já a Fraport-Brasil, que administra os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, informou que nesta manhã não houve atrasos ou cancelamentos em Fortaleza. Em Porto Alegre foi  registrado dois atrasos.

É recomendável que os passageiros cheguem com antecedência no terminal aéreo e verifiquem o status do voo no site do aeroporto ou com a companhia aérea.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais