O Banco Central criou as regras que permitirá a nova modalidade do pix, o pix por aproximação. Os pagamentos online terão as etapas reduzidas e o Pix será disponibilizado nas carteiras digitais — as wallets.
As regras foram desenvolvidas com o Conselho Monetário Nacional. As novas funcionalidades devem estar disponíveis para a população geral a partir de fevereiro de 2025.
"A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o PIX, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira", diz o BC, em nota.
As regras vão ampliar o escopo de instituições financeiras que serão obrigadas a participar do ecossistema e estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.
“As novas regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, passando a abranger instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do SFN”, completou a nota do BC.