Planos de saúde têm o maior número de beneficiários desde 2016 no Brasil

Planos de saúde têm o maior número de beneficiários desde 2016 no Brasil

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Planos de saúde têm o maior número de beneficiários desde 2016 no Brasil megaflopp/Thinkstock
Planos de saúde têm o maior número de beneficiários desde 2016 no Brasil
megaflopp/Thinkstock

Os planos de saúde têm o maior número de beneficiários registrados desde 2016 no Brasil. As informações são da repórter Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes

Por pelo menos 10 anos, Andrea Duarte, de 51 anos, não precisou contratar um plano de saúde, mas a pandemia chegou e o medo de ficar sem atendimento também. Para tentar garantir um serviço melhor do que é oferecido pelo SUS, a jornalista preferiu economizar e pagar a assistência médica. 

“Diante dessa pandemia, do número de pessoas infectadas ocupando os leitos nos hospitais, eu resolvi que tinha que apertar o cinto e contratar um plano de saúde e fiz isso em outubro. Eu pago R$ 865 e tive que contratar um plano particular pois ainda não consigo pagar um familiar”, contou Andrea. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, responsável pelo setor de planos de saúde, registrou o maior aumento de beneficiários em 5 anos. Em janeiro havia quase 48 milhões de usuários de planos de assistência médica.

Rosana Chiavassa, advogada especialista em planos de saúde, afirma que a procura tem a ver com o medo de ficar sem hospitais durante a pandemia. 

“Esta demanda com certeza tem a ver com o Covid-19 e o medo de precisar internar e talvez de uma conscientização do quão é importante ter um hospital para ser atendido, porque o SUS não dá conta e não tem como ele dar conta de tudo”, disse.

As pessoas que estão buscando assistência médica particular são principalmente mulheres de 30 a 44 anos em adesão de planos individuais ou familiares.

Os estados que mais registraram aumento no número de beneficiários de planos de saúde foram Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Mais notícias

Carregar mais