
A Playstation Network (PSN), plataforma que permite aos jogadores de PlayStation a entrar em jogos online e comprar jogos, ficou fora do ar por pouco mais de 24 horas, desde o início da noite da última sexta-feira (7). O problema atingiu a base de jogadores dos consoles PS4 e PS5 da Sony em todo o mundo, e o serviço foi reestabelecido na noite deste sábado.
Pelas redes sociais, em perfis oficiais ligadas ao PlayStation, a Sony somente duas menções (a do problema e de sua resolução). “A PSN foi restaurada. Você deve conseguir acessar recursos online sem problemas agora. Desculpem pela inconveniência”, dizia a mensagem, que não explicou qual o tipo do problema que causou o “apagão”.
Todos os ícones dos serviços ligados à PSN estavam sinalizados em vermelho, com problemas de acesso aos jogos online e à PlayStation Store, onde são comercializados títulos de jogos do console -com rede está ativa, os status são mostrados na cor verde.
De acordo com o site Downdectector no Brasil, o pico de reclamações aconteceu às 20h55 de sexta, com mais de 2.100 menções. O gráfico de reclamações ainda mostra um novo aumento de reclamações desde o começo da tarde deste sábado. O assunto também virou uma trend topic no X, antigo Twitter, com a hashtag #psndown.
Entre os jogos mais populares que afetados para jogos online, estão as franquias Call Of Duty, Fortnite e EA FC 25 (o antigo Fifa). Os títulos podem ser jogados em sua forma offline, ou seja, sem conexão com a internet.
A PSN tem um histórico de interrupções em sua rede, sendo o maior deles em 2011, após um ataque cibernético que causou uma interrupção no serviço de 23 dias. Em outubro de 2024, a PSN ficou cerca de 8 horas fora do ar, e a Sony não especificou as causas dessa queda.