Cerca de dez pessoas foram detidas na noite de domingo (25) pela Polícia Militar após uma vistoria feita em um grupo que se preparava para fazer um protesto contra o STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com a polícia, o grupo tinha uma faca, estilingues, rádio transmissores, bolinhas de gude e outros objetos que poderiam ser usados em ações agressivas.
Uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) abordou o grupo que se deslocava pela Via S2, em Brasília. Parte dos objetos foi encontrada no interior de um carro que dava suporte ao grupo.
“Todos foram conduzidos à 5ª Delegacia onde foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo porte de arma branca”, diz a polícia em nota.
Segundo relatado pelo envolvidos, eles fariam um protesto no STF por conta da manutenção da prisão do indígena Serere Xavante. A detenção teria sido um dos motivadores de protestos violentos e atos de vandalismo em Brasília, em 12 de dezembro.
Coletes balísticos
Depois da prisão do bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, que confessou ter montado e instalado uma bomba para explodir um caminhão-tanque ao lado do Aeroporto Internacional de Brasília, a polícia recebeu uma nova denúncia de bomba e encontrou artefatos a 50 km da capital federal, na margem de uma rodovia.
“Por volta das 15h30 deste domingo (25), na DF-290, pela entrada da VC 383, na cidade do Gama, a PMDF localizou em uma área de mata coletes balísticos, capas de coletes balísticos e material que aparentava ser explosivo. Os policiais chegaram ao local após uma denúncia”, diz a PM em nota.
“Ao confirmarem as informações, a área foi isolada e teve início a Operação Petardo. O esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais da PMDF esteve no local e realizou procedimentos técnicos para confirmar se o material era de fato explosivo. Por volta das 22h30, o esquadrão neutralizou os artefatos por meio de uma detonação controlada. Os coletes balísticos foram apreendidos e levados à 20ª Delegacia para registro da ocorrência”, diz a nota.