Notícias

Polícia de Londres protege ambientalistas contra apoiadores de Bolsonaro

Grupo de ingleses fez protesto e foi cercado por bolsonaristas

Narley Resende

A polícia de Londres precisou proteger ambientalistas ingleses que protestavam contra o presidente Jair Bolsonaro, que está na Inglaterra neste domingo (18) para o velório da Rainha Elizabeth II

O presidente, candidato à reeleição, foi recebido por brasileiros apoiadores no país quando integrantes do grupo Brazil Matters, com cartazes que acusavam Bolsonaro de “eco-criminoso”, passaram a protestar. A polícia então cercou os manifestantes que eram xingados por bolsonaristas que gritaram frases contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As imagens foram gravadas por uma integrante do grupo.

O ato ocorreu em frente à residência do embaixador brasileiro em Londres, local em que o presidente ficará hospedado.

Mais cedo, Bolsonaro discursou aos apoiadores em tom de campanha com os principais motes eleitorais, como rejeição a temas de "drogas, aborto e ideologia de gênero" e apelo à religião.

"Eu cheguei à Presidência, mas por que eu cheguei à Presidência? Tenho certeza de que é uma missão de Deus estar salvando o nosso Brasil. O nosso Brasil é uma potência no agronegócio e marcha para ser uma potência na energia", declarou. 

Além de Bolsonaro, outros chefes de Estado já estão na capital britânica —como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que desembarcou no sábado à noite com a esposa, Jill, e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que se reuniu no sábado com o rei Charles III e outros representantes da Commonwealth.

Bolsonaro visitou o local onde é velado o corpo da rainha Elizabeth II, acompanhado do pastor Silas Malafaia, depois assinou o livro de condolências e participa de uma recepção oferecida pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham.

O presidente brasileiro deve embarcar em seguida para Nova York (EUA), no fim da tarde pelo horário local. 

Nos Estados Unidos, Bolsonaro irá discursar na Assembleia-Geral da ONU (Organização nas Nações Unidas) na terça-feira (20).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais