Notícias

Polícia dispersa manifestação de caminhoneiros no Porto de Santos

Manifestantes tentavam bloquear o acesso ao local após convocação de greve

Marcela Terra, do Primeiro Jornal

Polícia dispersa caminhoneiros no Porto de Santos Reprodução
Polícia dispersa caminhoneiros no Porto de Santos
Reprodução

A Polícia Militar dispersou uma manifestação de caminhoneiros no Porto de Santos na madrugada desta segunda-feira (01). A ação dos motoristas começou por volta da meia-noite e foi dispersada por volta das 2h30. 

Os manifestantes impediam o trânsito de outros caminhoneiros e tentavam bloquear o acesso ao porto. A tropa de choque foi acionada e precisou usar bombas de gás para fazer a dispersão do protesto, convocado pelo sindicato dos caminhoneiros da Baixada Santista.

As autoridades de segurança cumpriram decisão de uma liminar que impedia manifestações em até 500m da rodovia e em até 500m da entrada do porto. A polícia segue no local nesta manhã para monitoramento. 

Sobre a greve dos caminhoneiros

Entidades que representam os caminhoneiros mantiveram no último domingo o chamado para a paralisação nesta segunda-feira, mas o movimento teve pouca adesão e não houve registro de bloqueio de estradas pelo país

A ideia dos manifestantes era expor ao governo críticas em relação à política de preço da Petrobras e o aumento expressivo do combustível, em especial ao diesel.

A paralisação tinha o apoio de entidades como o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) e a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava).

Sindicatos também querem retomar pautas mais antigas, como o retorno da aposentadoria especial de 25 anos de contribuição e o piso mínimo do frete.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais