A Polícia Federal anunciou nesta terça-feira (22) que instaurou um inquérito policial para apurar as causas do apagão que deixou quase todo o Brasil, exceto Roraima, sem energia elétrica na última terça (15).
A investigação ocorre em sigilo, mas segundo nota da PF, apura crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.
Relembre o caso
Um apagão que atingiu o Distrito Federal e todos os estados, exceto Roraima, começou com uma intercorrência no Ceará. Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma “sobrecarga na transmissão do Ceará, que fez o sistema entrar em colapso na região”.
Houve outra intercorrência que ainda não foi completamente detectado. O ministro Alexandre Silveira citou que o evento era “extremamente raro” e que acionaria a PF e o Ministério da Justiça. Para o ministro, a investigação ocorre também para melhorar a distribuição energética nacional. “O fato é que o Norte e Nordeste tiveram perda abrupta e as causas apontadas, vamos usar para poder ainda melhorar o sistema nacional”, pontuou.