Notícias

Polícia identifica segundo suspeito de tentar explodir aeroporto em Brasília

Alan Diego Rodrigues é procurado por supostamente ter participado de plano terrorista

Da Redação

A Polícia Civil do Distrito Federal identificou outra pessoa que teria participado da tentativa de explosão próximo ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, preso que confessou participação no plano terrorista, cita o nome de “Alan” em seu depoimento.

A polícia identificou a pessoa como “Alan Diego Rodrigues”. Ele está sendo procurado. A suspeita é de que o homem já tenha saído de Brasília. 

bolsonarista preso na noite do último sábado (24), por colocar uma bomba próximo ao aeroporto na véspera de Natal, disse em depoimento que seu objetivo era induzir “intervenção das Forças Armadas” e a “decretação de estado de sítio para impedir o comunismo no Brasil”. 

“Eu resolvi elaborar um plano com os manifestantes do QG do Exército para provocar a intervenção das Forças Armadas e a decretação de estado de sítio para impedir instauração do comunismo Brasil. No dia 22/12/2022, vários manifestantes do acampamento conversaram comigo e sugeriram que explodíssemos uma bomba no estacionamento do Aeroporto de Brasília durante a madrugada e, em seguida, fizéssemos denúncia anônima sobre a presença de outras duas bombas no interior da área de embarque”, disse em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal.

O preso confessou que montou um artefato explosivo e instalou em um caminhão-tanque carregado com querosene de aviação. A polícia descobriu um arsenal de armas e bombas no apartamento alugado por George Washington no Sudoeste, no Distrito Federal. 

Com prisão preventiva decretada, o bolsonarista foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda na tarde de domingo (25/12). 

Após a descoberta do plano terrorista, o futuro ministro da Justiça Flávio Dino disse que os procedimentos da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva serão reavaliados. 

“A posse do presidente Lula ocorrerá em paz. Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, afirmou.  

Nova bomba

Uma nova suspeita de bomba mobilizou as forças de segurança do Distrito Federal, na noite de domingo (25/12). A Polícia Militar deslocou uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para avaliar um material suspeito encontrado na região do Gama, na DF 290.

“Por volta das 15h30 deste domingo (25), na DF – 290, pela entrada da VC 383, na cidade do Gama, a PMDF localizou em uma área de mata coletes balísticos, capas de coletes balísticos e material que aparentava ser explosivo, depois de uma denúncia. Ao confirmarem as informações, a área foi isolada e teve início a Operação Petardo”, diz a PM em nota. 

George Washington de Oliveira Sousa confessou armar bomba em Brasília
George Washington de Oliveira Sousa confessou armar bomba em Brasília. Reprodução / Polícia Civil
 

Tópicos relacionados

  • Jair Bolsonaro
  • Segurança Pública
  • Política