Uma parte da ponte Carola, que fica em Dresden, desabou na madrugada deste quarta-feira (11/09). A ponte é uma das quatro que cruzam o rio Elba no centro da cidade alemã. O desabamento ocorreu pouco antes das 3h (horário local). Ninguém ficou ferido no incidente.
Bondes, pedestres e ciclistas utilizavam a parte da ponte que desabou. O local foi isolado e o tráfego pela ponte foi interrompido por tempo indeterminado, o que deve causar um caos no trânsito. Segundo autoridades, há risco do desabamento de outras partes da ponte. "Ainda há risco de desabamento e perigo de vida", afirmou o porta-voz dos bombeiros, Michael Klahre, na manhã de quarta.
O tráfego fluvial também foi interrompido devido aos destroços que estão impedindo a passagem de embarcações pelo rio. Cerca de 100 metros da ponte caíram no Elba. A queda da ponte também danificou canos do sistema de aquecimento da cidade, que foi desligado.
Reformas recentes
Ainda não se sabe o que pode ter causado o desabamento. As causas do incidente estão sendo investigadas.
Concluída em 1895, a ponte Carola original foi explodida no final da Segunda Guerra Mundial pelos nazistas para tentar deter o avanço do Exército Vermelho. A ponte foi reconstruída entre 1967 e 1971. Recentemente, entre 2019 e 2021, ela passou por reformas.
cn (dpa/ots)