O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o papa Francisco para visitar o Brasil. O chamado ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), em conversa que ambos tiveram por telefone. Os líderes também discutiram a guerra na Ucrânia e a pobreza, informou o petista nas redes sociais.
“Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil”, disse Lula.
Também em nível internacional, Lula cumpriu agenda bilateral com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, um dia após cúpula que reuniu os representantes de todos os países da América do Sul.
A conversa com Petro focou na proteção da Floresta Amazônica, também presente na Colômbia, e no combate ao narcotráfico.
“O presidente Petro confirmou sua vinda para a reunião entre países amazônicos em Belém, em agosto. Conversamos também sobre nossa disposição para juntos combatermos o garimpo ilegal e o narcotráfico. E com alegria recebi de Petro o convite para o Brasil ser o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, em 2024”, escreveu Lula.