O Band.com.br expandiu nesta semana a parceria com o software EqualWeb, que oferece até 31 funcionalidades gratuitas de inclusão digital para todos os usuários do site, tornando-se o portal mais completo em acessibilidade. Entre os recursos estão a navegação por teclado, leitor de texto, comando de voz, alteração de contraste e cores, ampliação do tamanho do texto e até um dicionário de inglês.
Os recursos podem ser encontrados clicando no ícone de acessibilidade em vermelho do lado superior esquerdo de todas as páginas do portal.
Conheça os recursos
Menu acessibilidade
- Ativa funções de acessibilidade universal, abrindo uma janela pop-up com todas as opções de ajustes que podem ser feitas pelo usuário.
Ajuste do leitor de tela
- Este recurso ajusta automaticamente os elementos nativos da programação original de qualquer website para tornar a página compatível para usuários que utilizam leitores de tela.
Navegação por teclado
- Permite que usuários com deficiências motoras que têm dificuldade em usar o mouse naveguem pelas páginas da internet usando apenas o teclado.
Navegação Inteligente (teclado numérico)
- Esta funcionalidade permite navegação pelas páginas associando números para rápido acesso ao link correspondente a cada conteúdo.
Bloqueio de intermitência de brilho
- Esta ferramenta elimina quaisquer gráficos, marcadores de notícias, letreiros, galerias, reprodução automática ou outras animações que possam distrair ou causar uma convulsão foto-epiléptica.
Leitor de texto
- Transforma o texto selecionado em áudio.
Comandos de voz
- Em navegadores que suportam esta funcionalidade, é possível executar comandos pela fala por meio do uso de um microfone.
Personalização da cor
Por meio desta funcionalidade, é possível alterar as cores do plano de fundo, cabeçalhos e conteúdo do site, tornando a navegação mais funcional de acordo com as necessidades do usuário.
Monocromático
- Alterna todas as cores do site para tons de cinza.
Alto contraste escuro
Torna o plano de fundo do site preto e dá destaque ao texto deixando-as com cores brilhantes.
Alto contraste claro
Alterna o plano de fundo do site para branco e dá destaque ao texto deixando-as com cores escuras.
Baixa saturação
Diminui a intensidade das cores para conteúdos menos enfatizados.
Alta saturação
- Aumenta a intensidade das cores para conteúdos mais enfatizados.
Modo de contraste
- Altera as cores do site para uma configuração que garante maior contraste entre as cores.
Ajuste de fontes
- Permite o aumento ou a redução da letra, além do ajuste do espaçamento entre as linhas e entre as palavras.
Cursor
- Amplia o tamanho do cursor e altera a sua cor para branco ou preto.
Lupa
- Dá um zoom de até 200% em toda a tela.
Fonte legível
- Melhora a legibilidade do texto ao converter as fontes do site para uma fonte “sans-serif”.
Descrições de imagens
- Em uma janela pop-up, esta funcionalidade exibe as informações da imagem com destaque, além de esclarecer aos usuários o conceito ou significado pretendido com a imagem.
Destacar links
- Ilumina todos os links do site.
Destacar cabeçalhos
- Ilumina todos os cabeçalhos do site.
Modo de leitura
- Apresenta o conteúdo do site em uma nova janela de forma mais clara e legível.
Ampliador de texto
- Amplia o conteúdo selecionado com o cursor no modo Tooltip, exibindo o texto em tamanho ampliado em um pop-up com o passar do mouse.
Leia o foco
- Esta funcionalidade oferece a opção de iluminar um parágrafo em relação ao restante do texto conforme o mouse é passado pelo conteúdo de uma página.
Guia de leitura
- Com esta ferramenta, é possível criar uma barra virtual que segue o cursor para auxiliar o usuário em uma leitura mais focada.
Dicionário Oxford
- Em sites que tenham conteúdo na língua inglesa, marque o conteúdo desejado e uma nova janela aparecerá com o texto interpretado pelo dicionário inglês avançado do Oxford
Teclado virtual
- Permite que o usuário digite usando apenas o mouse.
Perfis de Acessibilidade
Além da seleção de cada um dos recursos listados acima, ainda é possível selecionar o Perfil de Acessibilidade que mais se aproxima das necessidades de navegação de cada indivíduo, facilitando a ativação de diversas funcionalidades de uma só vez e personalizando a experiência de cada usuário.
Dessa forma, o site e os conteúdos digitais se tornam acessíveis para milhões de pessoas que antes eram impossibilitadas de consumir informações de forma independente.
- Pessoa cega
- Pessoa com deficiência motora
- Pessoa com daltonismo
- Pessoa com baixa visão
- Pessoa com epilepsia
- Pessoa com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
- Pessoa em alfabetização
- Pessoa na terceira idade
- Pessoa com dislexia
Por meio de sua tecnologia importada de Israel, a EqualWeb marca presença no mercado de acessibilidade digital há oito anos, oferecendo autonomia para pessoas com deficiência, pessoas na terceira idade, pessoas em período de alfabetização, analfabetos e outros grupos minorizados, que precisam de recursos para terem mais independência na navegação pela internet.
Em conversa com o portal da Band, Ricardo Hechtman, CEO e head de Inovação da EqualWeb Brasil comentou sobre o cenário da acessibilidade digital no Brasil e explicou como a empresa pode transformar a situação atual.
“Atualmente, menos de 1% dos sites brasileiros oferecem acessibilidade digital para os usuários. Isso significa que mais de 46 milhões de pessoas com deficiência, 31 milhões de idosos, 10 milhões de analfabetos e tantos outros grupos são impactados diariamente pela falta de acesso a direitos básicos, como, por exemplo, o acesso à informação", disse Hetchtman.
"Há um longo caminho a percorrer e os grandes formadores de opinião têm um papel essencial na melhoria do cenário atual. Ao se unir a nós nessa caminhada pela inclusão digital, a Band está não apenas apoiando a causa, mas também cumprindo seu papel como grande meio de comunicação com sua abrangência nacional”, completou.
Ricardo Hechtman também ressaltou a importância do investimento em acessibilidade digital para democratização do acesso à informação. “A implementação de tecnologias acessíveis é fundamental para a inclusão não apenas de pessoas com deficiência, mas também de pessoas na terceira idade, pessoas em fase de alfabetização e diversos outros grupos minorizados que são impedidos todos os dias de acessar conteúdos na internet com independência”, comentou o empreendedor.