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Porto de Xangai é exemplo de inovação e eficiência

Para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano o governo chinês investiu 70 bilhões de dólares na construção do terminal

Por Juliano Dip

Na beira do Yangtze, o maior rio chinês, o porto internacional de Xangai é o mais movimentado do mundo desde o ano de 2009. Por aqui passam quase 50 milhões de containers por ano, o que ultrapassa a soma de todos os portos dos Estados Unidos, por exemplo. 

É em Xangai que o rio Yangtze encontra o oceano pacífico, o que faz deste porto local estratégico para a indústria de navegação chinesa.

Mas o investimento em tecnologia de ponta foi primordial para garantir alta capacidade e agilidade no trabalho deste que é também o maior terminal automatizado de containers do planeta.

Para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano o governo chinês investiu 70 bilhões de dólares na construção do terminal, durante a primeira década dos anos 2000. 

Num porto automatizado o trabalho é quase todo feito por robôs (ou robotizado), com o mínimo de intervenção humana.

“Os principais processos operacionais deste terminal são automatizados e não tripulados, mas existem outros serviços que necessitam de manutenção por engenheiros qualificados para reparos”, disse Sun Biao, vice-diretor portuário.  

Operados através da tecnologia 5g os veículos autônomos que circulam por aqui podem rodar até oito horas seguidas com uma única carga de bateria de lítio de alta geração. 

Como num balé sincronizado é possível ver containers se movendo para todo lado, na horizontal, içados na vertical e até mesmo na diagonal.

O sucesso deste empreendimento serviu de exemplo para a automação de outros portos chineses, processo que foi acelerado em virtude da pandemia. Como na cidade de Tianjin, a cerca de 30 minutos de trem bela da capital, Pequim.

Esse porto todo foi construído em menos de dois anos e quase não há humanos trabalhando. Ele é 100% automatizado, tudo que a gente vê acontecendo aqui, os carros que passam com containers, os containers que sobem e que baixam, tudo funciona sem a participação de pessoas trabalhando no solo. 

Há uma economia de 60% de mão de obra em comparação com um porto comum.

Diferentemente de Xangai, o porto de Tianjin é artificial, ou seja, banhado por águas cuja formação geográfica sofreu alterações realizadas por obras de engenharia para garantir a navegabilidade.

É o maior porto artificial do mundo com capacidade de movimentar até 25 milhões de containers por ano.

Boa parte deles vem do brasil. Tianjin recebe cerca de 10 milhões de toneladas de minério de ferro e cobre através da exportação de empresas brasileiras.

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