Notícias

Preço do arroz deve começar a cair a partir de janeiro, prevê ministra da Agricultura

Preço do arroz deve começar a cair a partir de janeiro, prevê ministra da Agricultura

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Preço do arroz deve começar a cair a partir de janeiro, prevê ministra da Agricultura Marcelo Camargo/Agência Brasil
Preço do arroz deve começar a cair a partir de janeiro, prevê ministra da Agricultura
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Agricultura diz que o arroz já parou de subir e deve começar a cair a partir de janeiro. Neste domingo, 25, o presidente Jair Bolsonaro se irritou ao ser cobrado e mandou um homem que reclamou do preço comprar o produto na Venezuela. 

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, Tereza Cristina disse que a decisão de zerar a alíquota de importação ajudou a segurar o aumento.

Ainda assim, a alta acumulada nos últimos 12 meses passa de 130%, índice que só vai diminuir com a nova safra, segundo a ministra. “O arroz não está mais subindo de preço, na verdade, ele tem em ligeira queda. Só vai voltar [o preço] a hora que começar a colheita da nova safra, em janeiro. No final de janeiro já vem um novo arroz para o mercado e esperamos que o preço caia porque teremos mais oferta”, disse.  

Além do arroz, itens como soja, milho, tomate e carne estão pressionando a inflação, com aumentos expressivos nos últimos meses. No caso da soja e do milho, o governo também zerou a alíquota de importação para tentar equilibrar os preços.

Quanto à carne, sem contar os efeitos climáticos, a ministra explica que houve uma recomposição de perdas acumuladas nos últimos anos.

“Nós vivemos uma economia de livre mercado e as pessoas tem que ganhar dinheiro para continuar na sua atividade. É claro que estamos vivendo um momento de transição. Digo que o boi também no fim de janeiro no começo de fevereiro começa a entrar mais gado nos frigoríficos e com certeza teremos uma normalização do mercado”, disse. 

Tereza Cristina afirma que até hoje o Brasil enfrenta prejuízos causados pela Operação Carne Fraca, realizada em 2017. Só havia irregularidades pontuais, mas a maneira como a Polícia Federal divulgou as investigações prejudicou fortemente todo o setor. A ministra da Agricultura ressalta que os efeitos atingiram, sobretudo, os exportadores.

“O Brasil não voltou até hoje exportar frango, em uma cota importante para o país, para a Europa. A carne bovina também teve problema. Para ganhar mercado é muito difícil, mas para perder é daqui para ali”, afirmou Tereza Cristina. 

Assista a entrevista na íntegra

Mais notícias

Carregar mais