Preço salgado: receitas para economizar gás e energia cozinhando

Alguns truques na cozinha podem ajudar a economizar o tempo de uso do fogão

Pedro Pannunzio, do Band Notícias

Com o preço do botijão gás nas alturas, passando dos R$ 100 em várias cidades, o Band Notícias mostra como cozinhar bem e ainda economizar.

Além dos sucessivos aumentos nos preços dos alimentos, preparar a comida também é motivo de preocupação para muita gente. O preço do gás de cozinha, que já está alto, sofreu um reajuste de 6%. Mas alguns truques na cozinha podem ajudar a economizar o tempo de uso do fogão.

Um deles é usar a panela de pressão, para diminuir o tempo de cozimento. Uma carne, por exemplo, levaria de 4 a 6 horas em uma panela convencional.

“Costela, ossobuco, acém. São preparações demoradas. Mas colocando na panela de pressão, em 40 minutos já dá para desfiar e fazer um monte de receitas”, explica o chef de cozinha Lucas Lopes.

Outra possibilidade é optar por comidas mais rápidas. A massa que acompanha o ragu de carne leva uns 8 minutos no fogo.

Uma outra opção, e que tem tudo a ver com o inverno, é preparar sopas e caldos. Uma receita de caldo verde pode levar 20 minutos com o uso de gás e também pode ser feita em um fogão elétrico.

Na receita, vai um pouco de linguiça, batata, couve e temperos. Também dá para fazer um caldo com o feijão que está na geladeira.

“Chegou em casa, não tenho legume nenhum, sem mistura, faz um caldinho de feijão. É muito rápido, prático, fácil. Coisa de 20 minutos você está com seu caldinho pronto”, sugere o chef Ares Nogueira.

Mais notícias

Carregar mais